sexta-feira, 5 de julho de 2013

Egito, protestos e tudo o mais...

Este é um compiladão de pensamentos sobre a crise no Egito e no Brasil que postei no facebook.

A cnn comemora a queda de Morsy no Egito como sendo uma vitória do povo. Já a bbc chama atenção do apoio americano com grana para o exército egípcio.

Apesar de democrática, a eleição de Morsy era um risco para a democracia e para a paz lá por aquelas bandas... O pessoal da bbc fala do medo do Egito se tornar uma nova Síria.

Os EUA novamente se metendo na vida dos outros países. Os motivos não são o de criar e manter novas democracias, mas apenas de manter a democracia americana funcionando...

É a aplicação da política do "big stick" de Roosevelt para o resto do mundo.

E antes q me encham, não estou fazendo apologia à ditadura. Acho simplesmente que devemos ter muito cuidado com o que parecem ser manifestações populares ou democráticas. Sempre tem um safadão que se aproveita e traveste suas próprias vontades como sendo vontades do povo.

Fiquei imaginando, naquela fatídica segunda em que o Brasil irrompeu de seu sono, o que as raposas velhas e donos da república estariam maquinando. Como se aproveitariam das manifestações genuínas para conseguirem manter o status quo? Devemos analisar friamente os referendos e plebiscitos da vida, e as propostas mágicas pra simplesmente manter o que está aí.

Me procupa a falta de objetividade e liderança nas manifestações populares no Brasil. De repente, surgirão vários pais da idéia, vários pensadores da democracia para personalizar aquele momento impersonalizável da história brasileira.

Em resumo: " o que num falta é mano forgado querendo botar a mão na bagaça."

Um comentário: