segunda-feira, 1 de julho de 2013

Guia Definitivo do Brasileiro em Buenos Aires - Parte 2

A Cidade - Principais ruas e atrações

Carlos Pelegrini - 9 de Julho - Cerrito - São 3 em uma. É o principal avenidão de Buenos Aires, tem um monte de hotéis, muvuca, restaurantes e trânsito. Está toda em obras e isso é a principal causa do caos que assola o trânsito da cidade. Corta a cidade do centrão até San Telmo.

Callao - da Recoleta até Balvanera, a avenida Callao (pro portenho: caxáo) é a segunda avenida mais importante do centro. É uma rua para os argentinos, possui muitas drogarias, cafés e lojas a preços locais e não pra turista. Quase todas as estações de metrô a cortam em alguma altura, e sabendo usar isso, dá pra você rodar bastante. A principal atração da Callao é o Congresso, que é um prédio muito bonito.

Corrientes - transversal da Callao e da 9 de julho, a Corrientes é a "Brodway" dos caras. Teatros, cinemas, cafés, restaurantes, tudo ali concentrado. Tá craque no espanhol e quer fazer uma graça? Já tem dois dias que está em Buenos Aires e já tá falando argentino fluentemente? Escolha uma atração e mande ver!

Santa Fé - transversal da Callao e da 9 de julho também, é a rua das compras DOS ARGENTINOS. Tem um monte de loja de grife, com preços idênticos aos nossos aqui, mas o segredo está nas galerias (são dezenas delas), que tem pechinchas muuuuuuito legais. Alerta: nem todas as lojas de galerias aceitam cartão.

Cordoba - paralela entre a Santa fé e a Corrientes, a Cordoba tem 2 atrações: a praça dos tribunais, que tem o museu do holocausto e a famosa Galeria Pacífico. Sobre ela falaremos daqui a pouco.

Menos importantes são a Av. Alvear, que corta a Recoleta, a Av. Alicia Moreau de Justo, que beira o Puerto Madero e a Av. Pte. Figueroa Alcorta, que atravessa as principais atrações da Recoleta e Palermo.

Compras

Bad news for ya! Por conta da inflação e do câmbio, NÃO VALE A PENA fazer compras em Buenos Aires. Principalmente daquelas coisas que você NUNCA MAIS vai usar, como blusas de couro pra o frio nórdico de Palmas ou botas de couro para enfrentar as nevascas em Cuiabá. Qualquer ExpoTCHÊ te oferecerá mais por preços muito melhores. Acredito piamente que já deve ter sido um negocião fazer compras em Buenos, mas pra achar pechinchas, você terá de andar um bocado e sair principalmente do centro turístico.

A Galeria Pacífico é um lugar bem mais ou menos pra tirar foto. E só. É um shopping caro pra caramba, que fica no final de uma outra atração "roubada" indicada pelos guias: a calle Florida. Vou resumir pra você. Na calle Florida você terá batedores de carteira, lojas super caras e sujeitos de caráter duvidoso oferecendo passeios e câmbio a taxas que só Deus sabe. Fuja destas roubadas em desabalada carreira.

Comida (e bebida também)

O argentino (como o gaúcho também) se gaba de ser um grande churrasqueiro. Só que o churrasco lá se chama asado ou parrilla. Devido à grande influência italiana, as massas também são uma grande atração. Outra coisa que achei super bacana é a cultura dos cafés. Dos vinhos nem preciso dizer, afinal são mundialmente reconhecidos por sua ótima qualidade. Ah Kiko, estou com colesterol alto, estou de dieta, que que eu faço? Fácil oras! FIQUE EM CASA!

Qual a principal dica a respeito de comida em Buenos Aires? FUJA DAS REDES MULTINACIONAIS DE COMIDA. Se você pagou uma grana de passagem, mais uma fortuna de hospedagem, comer em Mc Donalds ou Burger King é uma tremenda de uma burrice. Outra rede muito comum lá é o Starbucks, que eu também recomendo distância, pois você poderá desfrutar de cafeterias muito melhores a preços mais baixos.

Carnes

É impressionante a criatividade de um povo que consegue fazer mais de 12.973.613.894 cortes diferentes de contra-filé. Sim, as maravilhosas carnes argentinas se reduzem a contra-filé, tripas, carne de porco, linguiça, costela de cordeiro e frango. As casas de parrilla estão por todos os lados, e as melhores, com certeza são as frequentadas por argentinos e não por turistas.

Cafézis

Se tem uma tradição portenha que eu achei o máximo é a dos cafés.Cada quarteirão tem 2, 3 cafés, cada um melhor que o outro. Existem as cadeias de café argentinas, como a Havanna e a Martinez, e existem as casas de marcas próprias algumas com até 90, 100 anos de idade. Nos cafés os argentinos tomam café da manhã, trabalham, lancham, lêem jornal, enfim, o café é a extensão da casa do argentino.

Massas

Existem muitas cantinas em Buenos Aires, a maioria com suas massas caseiras maravilhosas e seus molhos pra lá de calóricos.

Pizzas

Pizzaria é outro estabelecimento que dá em pencas em Buenos Aires. Algumas de redes, mas a maioria é de casas próprias mesmo. E a disputa pra quem tem a melhor pizza é pra lá de acirrada. Cada quarteirão tem uma pizzaria que se "entituleja" a melhor pizza da cidade. Dica? Vá a todas que você puder e escolha por você mesmo! A mussarela geralmente é farta, a massa é gostosa e crocante, o molho de apoio geralmente é maravilhoso, o que varia de uma pra outra é a miserinha no recheio. Pizza calabresa no geral tem uma rodelinha pra cada fatia, por exemplo…

Confeitarias

Pra meu espanto, a qualidade e a quantidade das confeitarias é maravilhosa. Muitos doces, tortas, empanadas e medialunas (croissant doce ou salgado).

Vinhos

Aqui outra dica valiosa. Entende de vinhos? Refastele-se! Não entende patavina? Não pague mico. Peça a taça de vinho tinto ou branco, não pergunte e não fique bochechando na frente do garçon, porque ele pode te dar um socão na cara. Alguns restaurantes (principalmente os de massas) oferecem garrafinhas equivalentes a uma ou duas taças, entonces não se preocupe em pagar uma garrafa grande se só você beber vinho na mesa.

Água

Água? Sim, a água é um capítulo à parte. A água mineral sem gás é extremamente salobra e tem gosto de soro de hospital vencido. A marca menos pior entre as pagáveis (se você quiser pode pagar 50 pesos em uma Evian) é a Villavicencio que vc encontra em qualquer carrefour express ou lojinha de 25hs. Água com gás é "água con gás" mesmo. Gaseosa é refrigerante. Nos hotéis, o preço das águas é exorbitante, portanto, como bom brasileiro dê aquela miguelada e compre um monte de garrafinhas pra levar pro quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário